Como funcionam os geradores de energia nos hospitais?

Como funcionam os geradores de energia nos hospitais?

9 de setembro de 2021 Off Por webfoco

O gerador de energia é um elemento fundamental quando falamos em medidas de segurança para um centro de saúde. A Prime Geradores, empresa mais renomada no segmento, oferece o serviço de aluguel de geradores para hospitais

A locação de gerador de energia tem finalidade de proporcionar uma fonte de energia alternativa em casos de ausência de energia elétrica. Isso viabiliza o normal funcionamento dos aparelhos e máquinas.

Afinal, o hospital é um local totalmente vulnerável em uma situação de falta de abastecimento elétrico. Diante disso, é necessário optar por geradores para alugar que assegurem a demanda com segurança e praticidade. O Ministério da Saúde prevê que todas as organizações hospitalares mantenham um sistema de energia elétrica de emergência.

Importância do gerador de energia em um hospital

Você já pensou se a energia elétrica de um hospital é interrompida? Ocasionaria efeitos irreversíveis e extremamente prejudiciais, tanto para a manutenção de equipamentos, como para a saúde dos pacientes. Resumindo, esses são os principais motivos pelos quais as unidades de saúde devem alugar gerador para hospital.

Sendo assim, a estrutura de energia organizada com geradores para hospitais é responsável pelo completo funcionamento das máquinas. O objetivo é viabilizar a continuidade da vida do paciente, não deixando faltar recurso.

Equipamentos cirúrgicos, monitoramento de pacientes e medicação eletrônica automatizada dependem de energia elétrica. Um apagão, por exemplo, coloca em risco a vida de todas as pessoas ali presentes. 

Normas de energia para hospital

Conforme exige o Ministério da Saúde, as organizações hospitalares devem apresentar uma estrutura de energia elétrica de emergência. Os hospitais são obrigados a ter métodos para suprir a falta de luz, caso isso ocorra. 

Quando for necessário ser acionado, o equipamento deve ter agilidade. Pois, não pode comprometer os procedimentos cirúrgicos e tratamentos que necessitam de fonte de energia.

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, também tem seu Manual de Segurança no Ambiente Hospitalar. Consta, no documento, um plano de emergência para falta de energia elétrica. Inclui medidas para ausência total ou parcial de energia elétrica. O uso de gerador de energia é obrigatório, bem como o treinamento para as equipes de hospital.

Capacidade dos geradores

A quantidade de equipamentos operando em paralelo e o tamanho do hospital, por exemplo, são fatores que influenciam a capacidade do equipamento. Portanto, geralmente, é indicado alugar mais de um gerador. 

A avaliação de necessidade de energia de um hospital precisa de um dimensionamento profissional, para os equipamentos operarem seguramente. A Prime Geradores tem técnicos especializados para esta operação. Solicite uma visita!

Realizamos um atendimento personalizado, estudando especificamente o segmento e suas necessidades. Além disso, nosso suporte técnico é de 24h por dia e 7 dias por semana.