O que são bancos de carga?

O que são bancos de carga?

22 de fevereiro de 2019 Off Por webfoco

O banco de carga, também conhecido como carga resistiva, é um sistema que reúne cargas elétricas para um gerador de energia, em transformadores ou para banco de bateria em caso de teste de funcionamento. É importante por assegurar o fornecimento contínuo de energia!

Esse banco de cargas resistivas pode operar em correntes contínuas ou alternadas. Vale destacar que a potência do banco de carga para geradores não é alterada, mesmo que opere em vários níveis de tensão.

Tipos de cargas

Existem três tipos de cargas, sendo elas as resistivas, reativas/indutivas e capacitivas. Elas representam um fator determinado de potência!
Os bancos de energia podem operar somente com cargas resistivas (fator de portência 1) ou reativas (fator de potência 0).

Bancos de carga reativa: indicados para usinas eólicas;
Bancos de carga resistiva: indicados para geradores de usinas fotovoltaicas e para teste de equipamentos de emergência.

Características dos bancos de carga

Os bancos de carga são importantes por garantir segurança e produtividade aos geradores de energia.
São versáteis e atendem todas as demandas do mercado, tendo diferentes modelos que variam de 5 Kw até 100 Mw de potência.

Possuem disjuntores de proteção, além de obedecerem todas as normas e regulamentos de segurança para instalações elétricas.

Por fim, a instalação do banco de carga pode ser realizada de forma local ou remota, sem correr risco de perder o controle ou diminuir o índice de segurança.

Como manter os bancos de carga?

Assim como existem cuidados indispensáveis para assegurar a qualidade do gerador, é preciso ter a mesma cautela com os bancos de energia.
Vale realizar manutenções e seguir as normas de segurança estabelecidas pelo segmento, além de ser instalada e cuidada por técnicos especialistas!

Onde encontrar bancos de energia?

Pode-se encontrar diversos modelos bancos de energia em empresas de grupo gerador. A Prime Geradores, por exemplo, disponibiliza geradores e diversos outros equipamentos para locação – inclusive o banco de energia.

Acesse nosso site e confira nossa categoria de cabos elétricos, bancos de energia, transformador de energia e todos os outros produtos.

Se preferir, pode entrar em contato conosco para esclarecer suas dúvidas e já realizar um orçamento!