Manutenção de quadros de energia

Manutenção de quadros de energia

15 de fevereiro de 2019 Off Por webfoco

Certamente você já sabe que os quadros de energia, mais conhecidos como geradores de energia, são capazes de garantir a segurança de um sistema elétrico. Por isso é importante que a instalação do gerador seja dividida em circuitos para não correr o risco de realimentação inadvertida e que seja realizada por profissionais experientes!

A manutenção do gerador de energia é essencial para garantir o bom funcionamento desse equipamento, verificando tudo o que faz parte de sua composição – como os cabos elétricos, por exemplo. Essa ação previne desastres e corrige possíveis irregularidades!

Como é feita a manutenção?

Existem dois diferentes tipos de manutenção, separadas nas seguintes categorias:
Preventiva – serve para a realização de diagnósticos frequentes de todas as peças do quadro de distribuição e do sistema em si. Permite a prevenção de falhas ou solucionar problemas antes que se tornem graves/irreparáveis;

Corretiva – esse tipo de manutenção é o conserto da máquina. É a solução quando um gerador para de funcionar por algum motivo e precisa ser analisado e reparado.

É importante que a manutenção corretiva seja feita periodicamente com técnicos especialistas! Caso contrário (sem essas manutenções e os outros cuidados necessários com o equipamento), é possível até perder o equipamento.

As manutenções são divididas em algumas etapas, como a análise de qualidade de energia; verificação e localização de perdas de energia; correção do fator potência; medição de resistência de aterramento; revitalização e estabilidade da instalação; e – se for preciso – a reforma do PC de energia.

Por que fazer essas manutenções?

A falta de manutenções em qualquer grupo gerador acaba gerando grandes prejuízos. Se não são feitas com o intuito de economizar dinheiro, saiba que o gasto pode ser muito maior quando o equipamento não recebe nenhum tipo de manutenção.

Em indústrias e comércios essa questão fica ainda mais séria, porque os geradores são úteis para elevadores, motores, bombas, entre outras coisas.

Vale lembrar que em qualquer instalação elétrica o quadro de distribuição é responsável por abrigar um ou mais dispositivos de proteção. Ou seja, reúne e distribui energia para todo o imóvel, fornecendo as cargas de forma segura e correta para cada fio da instalação.
Entendemos então que sem a manutenção adequada, toda a fiação elétrica da construção fica comprometida!

Saiba escolher a empresa de manutenção

Da mesma forma que é preciso ser exigente quanto ao fornecedor de geradores – e outros equipamentos como os transformadores -, a escolha da empresa certa para realizar as manutenções é fundamental para prolongar a durabilidade e qualidade do equipamento.

Recomendamos que busque por indicações, pesquise sobre o histórico das empresas selecionadas no segmento e esclareça todas as suas dúvidas entrando em contato diretamente com aquelas que mais te agradarem.