Fontes de geração de energia elétrica

Fontes de geração de energia elétrica

27 de setembro de 2019 Off Por webfoco

É possível que algumas pessoas não conheçam todas as fontes de energia elétrica e se limitam a pensar que só as usinas hidrelétricas são realmente eficientes para dar conta de toda energia necessária em casas, empresas, indústrias e outros tipos de estabelecimentos/edifícios. 

A realidade é que além de existirem outras formas de gerar energia – contando com fontes renováveis e não renováveis -, ainda é possível contar com geradores de energia para soluções diversas. 

O melhor de tudo é saber que o gerador pode servir como principal fonte de energia ou como uma alternativa stand-by. Na primeira opção, o gerador de energia funciona em tempo contínuo e na outra é útil em casos de emergência como falta de energia repentina (famoso black-out ou apagão). 

Ainda assim, existem outras maneiras de gerar energia, que no caso são:

 

Energia hidráulica

Por ser a principal fonte de energia usada no Brasil, a energia hidráulica é a mais conhecida. 

O principal recurso da energia hidráulica é a água, porque aproveita rios com a ajuda de turbinas bem potentes para transformar energia potencial da água em energia cinética. Depois, acionando o eixo gerador passa a ser produzida a energia elétrica! 

É uma modalidade que tem bom custo benefício, mas depende de uma localização privilegiada que nem todos os países têm e também deve ser utilizada com consciência, porque pode causar impactos ambientais catastróficos. Por isso as usinas são construídas apenas depois de muito estudo. 

 

Energia solar

A energia solar ajuda a transformar radiações solares e calor em eletricidade. É uma fonte de energia limpa e renovável, portanto, tem a vantagem de não causar nenhum impacto negativo ao meio ambiente! 

Esse sistema se torna possível, porque usa placas que captam a radiação solar. Ainda que tenha evoluído muito de tempos pra cá, infelizmente essa maneira de gerar energia ainda é muito cara. 

 

Energia eólica

Por ser um elemento inesgotável, o vento certamente é um recurso interessante para usar como fonte de energia. O problema é que a quantidade de regiões com nível e índice de vento suficiente para gerar energia é bem pequena! 

Além disso, uma usina eólica precisaria de uma boa infraestrutura com hélices em uma área grande e aberta. Por isso, é fácil imaginar que não é uma solução barata.

 

Outros tipos de energia

Ainda existem outros tipos de fonte de energia, como por exemplo: 

  • Biomassa: usa toda matéria orgânica de origem animal ou vegetal na produção de gases, fontes de energia sólidas e fontes de energia líquida que serão usados em usinas especiais;
  • Combustíveis fósseis: usados em estações termelétricas, o petróleo, o carvão mineral e o gás natural são alguns dos tipos de combustíveis fósseis que podem servir para gerar energia. Porém, esse tipo de mecanismo é considerado um dos piores poluentes do mundo!

 

Para alugar geradores, procure a Prime Geradores!

Sabendo que o grupo gerador é uma necessidade, sempre que for procurar por locação de gerador conte com a Prime Geradores! 

Somos uma empresa de geradores que disponibiliza vários tipos de geradores com modelos e potências diferentes. Sendo assim, que você sempre encontra o que precisa – além de ter a garantia de estar alugando geradores devidamente cuidados, eficientes e altamente seguros! 

Aproveite para navegar em nosso site agora mesmo e conferir todos os geradores para locação em nossa categoria de aluguel de geradores

Não se esqueça que a locação de geradores é muito vantajosa, porque você não tem custos mensais com o equipamento e paga bem menos para ter acesso a um gerador de primeira qualidade.